sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sonhos.

Caso todos os seus sonhos se realizassem, todas as suas metas, seus desejos, tudo isso... Caso tudo isso se tornasse concreto neste exato momento, seria apenas questão de tempo, para você perceber que a felicidade não é algo que se conquista e se mantem, mas sim, algo sempre buscado e nunca alcançado...Mas isso nunca acontecerá, por isso são sonhos. Sonhos não são importantes, o caminho para conquistá-los sim.. A vida pode não passar de uma longa escadaria eterna, que nunca será alcançado o topo, acabando-se na morte.
O ser humano nunca esta satisfeito, pois é um ser como todos os seres: movidos pelos instintos e por suas paixões, programados para querer mais.
Conquiste suas metas hoje, você terá mais amanhã.
Isso se chama estímulo. Estímulo para evoluir, procriar e sobreviver...Isso é a nossa natureza. Imutável. O sentido da vida.
Não há como mudar isso. Você terá relapsos de alegria e tristeza até a vida acabar, você lutará contra si e contra o mundo até a morte, numa busca que não se importa com o indivíduo.
Não há luz. E aceitar isso talvez seja a luz. Nenhuma novidade... Ninguém possui a felicidade por definitivo. E Schopenhauer já dizia que o ser humano é insaciável. Agora, se fulano prefere se matar, é uma escolha dele."você lutará contra si e contra o mundo até a morte, numa busca que não se importa com o indivíduo." Vocês parecem falar isso como se fosse uma coisa ruim e não necessariamente é. Na verdade, não tem que ser. Vai da forma como você encara o processo. E não sonhar com medo das frustrações e decepções é o passaporte carimbado para a mediocridade. O subconsciente jogando com seus sentimentos, te manipulando para evoluir, procriar e sobreviver... Tudo em prol do desenvolvimento de um ser, de um grupo, de uma raça, em prol de um desenvolvimento sem sentido de uma unidade chamada cosmo.
Pois tudo é um, e um é tudo. Consiga entender isso, e conseguirá entender que seus sonhos, suas metas, não passam de banalidades, tão banais quanto o próprio universo, tão banais quanto Deus. Desejo, dor, tristeza, prazer, paixão, felicidade... Tudo parte de um ser, parte do cosmo. Seus desejos mais íntimos, sua futura casa, seu amor, o suor escorrendo pelo seu rosto num duro dia de trabalho, tudo isso é a organização e a magia da vida. A magia do divino... É o destino, a felicidade tem o mesmo valor que a tristeza, ambos são manifestações divinas, ambas não existem, ambas são um só. Sentimentos, auto-manipulação, natureza. Manifestações de Deus, manifestações de você. Sentimentos são banais, a dor é banal, a felicidade é banal. Tudo é banal e extremamente importante ao mesmo tempo, tudo tem o mesmo valor. Pois tudo o que esta em baixo esta em cima, e o que esta em cima esta em baixo. Não almeje a felicidade, nem a tristeza. Apenas viva. Apenas faça parte do cosmo, seja Deus. Apenas exista. Isso é o que muitos chamam de 'paz'.
Taoísmo, Budismo, Tantra, Hermetismo, Cabalah, Gnosis, Cristianismo, etc, etc. São todos caminhos que levam para o mesmo lugar. Muitos livros sobre o assunto são escritos e tal, mas eu teria cuidado, a maioria impõe verdades e podem ser mal interpretados... Até mesmo porque são escritos por pessoas, e não seria ideal confiar 100% no que falam, inclusive em mim.
Sonhos são alimentos da paixão.

2 comentários:

Nath disse...

Amei
O texto
O layout
tudo tudo (:

Luiz Luna disse...

Acho que concordo com quase tudo no texto.
É muito importante entender que felicidade é só um estado que passa.